sábado, 18 de agosto de 2012

Então decidi escrever.

Dilemas... Sempre os dilemas... Quem nunca e viu diante de um não pode dizer que tem vivido o bastante! Pois bem, estava eu muitíssimo feliz com minha vida pacata, mas uma pessoa de quem muito gosto decidiu me cutucar e instalar em mim o verme da dúvida. "Por que você não escreve?", ela perguntou. E eu fiquei pensando: "Sim, por que eu não escrevo?"
E, de repente, meus medos e inseguranças afloraram completamente. O que faço? Essa pessoa tem razão? E se não gostarem  do que escrevo? Preciso eu de aceitação ou farei isso pelo meu prazer? E se eu realmente decidir que passarei a escrever diariamente, quais serão os temas dos meus escritos: política, religião, família, educação, ou tudo isso e mais um pouquinho?
Sempre tive imensa admiração pelos escritores porque não é fácil escrever. Ao realizarmos essa tarefa, estamos, na verdade, nos despindo de toda a nossa proteção do dia-a-dia. Não existe nada que mostre mais o que uma pessoa é do que a forma como a mesma se expressa diante da escrita. Muito de nossa personalidade acaba refletida no que escrevemos. Outro ponto extremamente delicado é o fato de que toda escrita é de fato um documento, uma prova contra ou a seu favor.
E será mesmo que eu quero deixar rastros por aí e permitir que as pessoas me conheçam e façam julgamentos sobre mim a partir do que eu escrevo? Será que eu devo correr esse risco?
Parece que eu não me dei alternativas e tampouco sucumbi ao medo, não é mesmo?!
Medos, dúvidas, angústias sempre existirão, mas eu decidi me dar um voto de confiança, pois tenho muito prazer ao brincar com as danadas das palavras. As mesmas palavras que revelam e escondem sentidos, que somem e aparecem de nossas mentes como num passe de mágica, que ora são sérias e precisas, ora se entregam à mais completa vadiagem!
Escrever pode ser um jogo muito perigoso, no qual eu posso me queimar... No que isso vai dar? Eu ainda não sei, mas desconfio de muita coisa...

4 comentários:

  1. Meus parabéns, Lígia! Você é incrível!

    ResponderExcluir
  2. De qualquer forma, o pior de tudo seria ver o tempo que passou e ainda não ter experimentado aquilo que deveria ter feito. Então, o correto é dar a sua contribuição escrevendo sobre aqueles assuntos que você domina e sente prazer em escrevê´los.
    Siga em frente.
    Um abraço fraternal.
    honra e coragem.
    Manoel Oliveira
    www.oliveiradiversos.com

    ResponderExcluir