sábado, 18 de agosto de 2012

Seja mais esperto!

Época de eleição... Quer coisinha mais chata que essa? Estou pra ver uma época em que os ânimos ficam mais à flor da pele como esta! As discussões ficam acaloradas, as propagandas se tornam um tédio só, os jingles... Meu Deus, o que são os esses jingles!!! A irritação geral é grande e as promessas de um futuro, ou melhor, de uma cidade melhor são ainda maiores.
Mas, apesar desse clima tão desfavorável, é preciso não desanimar. Não podemos nos entregar à passividade de todas as eleições! É preciso discutir ideias, cobrar dos candidatos e, principalmente, se informar a respeito dele.
Mas atenção! Quando digo se informar sobre o candidato não é saber se ele é um "bom rapaz" ou se já "ajudou" alguém da sua família ou amigo! Não, meu povo! A gente tem de saber se ele já fez alguma coisa pela comunidade que ele deseja representar. E se ele já for daqueles políticos de carteirinha (aquela figurinha certa no álbum da câmara, assembleia ou coisa que o valha), a atenção deve ser redobrada! Será que manter o dito cujo no poder vai fazer com que as coisas melhorem?! Falo isso, porque eu não sei de ninguém contente com a coisa do jeito que está!
Muitos dizem que "político não é gente", pois eu digo que são! Acredito que eles passam a não ser "gente" quando percebem que quem neles votou nem sequer se lembra desse fato e que, portanto, ele vai poder passar os quatro anos de seu mandato tranquilo fazendo aquilo que ele e sua patota bem entendem, pois não tem ninguém a quem prestar contas a não ser para eles mesmos.
Está na hora de sermos menos passivos e mais espertos. Não podemos nos deixar levar por agrados em época de campanha, tampouco por pesquisas encomendadas. Já vi muitas pessoas demonstrando a intenção de votar em uma pessoa que eles acreditam ser responsável, mas que, no final das contas, votam em outro candidato, porque acham que esse último tem mais chances de ganhar do que o outro. É como se não gostássemos de "perder" o nosso voto! No entanto, acabamos por perder sempre: perdemos a auto-estima, a paciência, a voz! Seguimos a vida alheios ao que se passa na vida política de nossa cidade, até que aconteçam novas eleições, amém!
Já chega, né! Acho que já passou mais do que da hora desse negócio de "maria vai com as outras"! Tenho consciência de que muitas pessoas só votam porque são obrigadas e que muitas delas (acho que todos nós) não fomos educados para isso, mas se é assim, temos que, pelo menos, fazer com que essa obrigação valha a pena!

Nenhum comentário:

Postar um comentário